O processo de se registrar uma marca muitas vezes confunde as pessoas. Você já fez tudo o que era preciso: desenvolveu uma marca única e chamativa, pensou no design e já registrou sua empresa na Junta Comercial de seu estado, então será que vale a pena registrar a marca?
Essa é uma das algumas das perguntas mais comuns sobre o registro de marca. A resposta mais curta é: sim, vale a pena registrar sua marca. São inúmeras as vantagens do processo, mas vamos explicar as principais em mais detalhes para você entender melhor.
A mais conhecida vantagem do registro de marca é a exclusividade na utilização dela em todo o território nacional. Diferente do registro em Junta Comercial, que rege o registro de empresas dentro do estado, o registro de marca permite que a sua marca seja única e exclusiva em todo o país. Esse é um detalhe importante para quem pretende expandir os negócios ou mesmo iniciar um sistema de franquias.
Ter a exclusividade quer dizer que, além de ser único a utilizar essa marca e ter o direito de licenciar seu uso ou ceder o registro mediante remuneração, você também pode impedir e tomar ações legais sobre empresas que utilizem sinais idênticos ou semelhantes a sua marca. Esse poder evita cópias e competidores utilizando marcas parecidas, o que desvia a sua clientela e tem um impacto real nos lucros da sua empresa.
Outra grande vantagem de se registrar uma marca é a segurança na utilização. Se você possui o registro não precisa ter receio de ser obrigado a mudar sua marca ou suspender seu uso, já que ela é exclusivamente sua. Isso garante que seus investimentos em marketing e propaganda serão seguros e não correm o risco de serem contestados por terceiros quanto ao uso da marca.
Ter uma marca registrada e única garante ampla credibilidade no mercado, além de fácil identificação por parte dos clientes e parceiros. Essa é uma grande vantagem para quem busca fidelização de clientes e almeja se tornar uma referência no mercado.
E por fim, uma marca registrada é parte dos ativos de sua empresa. Diversas marcas internacionais, como Coca Cola e Facebook, hoje contam com uma marca extremamente valorizada, algumas vezes com um valor superior ao dos ativos tangíveis da empresa. Isso só é possível se a marca estiver segura e registrada. Por isso não deixe de registrar sua marca! Entre em contato conosco para saber mais sobre o processo.
Deixe uma resposta