Garantimos a segurança, exclusividade e fortalecimento da identidade da sua marca por meio de um acompanhamento completo junto ao INPI, no Brasil e no exterior.
• Pesquisa de Anterioridade:
Realizamos pesquisas técnicas no banco de dados do INPI para verificar se já existem marcas semelhantes ou idênticas. Ao final, entregamos um parecer completo com a análise e orientação jurídica.
• Registro de Marca:
Cuidamos de todo o processo: elaboração, depósito/protocolo e acompanhamento do pedido de registro, incluindo manifestações e recursos necessários durante o andamento no INPI.
• Defesa da Marca:
Atuamos na elaboração e no protocolo de oposições, processos administrativos de nulidade e demais manifestações necessárias para proteger a sua marca contra terceiros.
• Vigilância de Marcas (Vigilância Competitiva):
Monitoramos continuamente novos pedidos e registros feitos por concorrentes ou empresas do seu segmento. Emitimos relatórios de possíveis colidências para garantir que sua marca permaneça protegida.
O processo de registro de MARCA não deve desencorajar você, nem tampouco colocar em questão a necessidade de se registrar sua marca.
Em primeiro lugar, o registro é a segurança legal de que a MARCA é sua, e só pode ser utilizada por você, garantindo proteção comercial e jurídica contra pirataria e uso indevido por parte de terceiros. Além disso, registrar uma MARCA valoriza esse ativo intangível de sua empresa, além de garantir que a sua MARCA seja única e cumpra seu papel como diferencial de seus produtos e serviços, junto ao mercado consumidor.
A MARCA é, ainda, a vitrine de seu negócio. Todo o processo de elaboração dela, e todo o pensamento e tempo investido na criação de uma MARCA única e cativante, deve ser protegido através do registro de MARCA.
Além da proteção jurídica, o registro de sua marca evita que concorrentes simulem ou reproduzam sua marca, bem como desviem sua clientela. Hoje, ter uma MARCA registrada é um dos mais significativos patrimônios de uma empresa!
A legislação brasileira não prevê um prazo máximo para que o INPI avalie os pedidos de registro de marcas. Por esse motivo, temos como “prazo médio” praticado pelo INPI, hoje em dia, cerca de três anos. Esse prazo pode parecer longo, mas os pedidos são publicados pelo órgão, em aproximadamente 3 (três) meses, sendo que, após essa publicação, existe um prazo para possíveis contestações de terceiros, fato esse que torna o processo mais lento.
Lembre-se: os profissionais da PROVÍNCIA MARCAS E PATENTES estão prontos para acompanhar você nesse processo de registro de marca, e garantir que a sua marca esteja dentro dos padrões estabelecidos pelo INPI. Entre em contato conosco e tenha um processo de registro mais tranqüilo.
Você fez todo o processo, registrou sua marca, e garantiu seus direitos de uso. E agora deve estar se perguntando: “Quanto tempo esse registro dura?”. A PROVÍNCIA MARCAS E PATENTES tem o grato prazer de informar que o registro de sua marca tem prazo de validade de 10 (DEZ) anos. Mas não é só isso!!! Esse prazo pode ser prorrogado, periodicamente, por iguais períodos de 10 (DEZ) anos, sempre no último ano de vigência, sem limite de vezes de renovação.
É importante ficar atento aos vencimentos e sempre renovar seu registro, já que, na falta de prorrogação, se não for renovado, o registro será extinto.
Registrar uma marca é necessário, mas quais são as vantagens reais desse processo? Além da exclusividade do uso em todo o território nacional e o poder de impedir o uso de sinais semelhantes ou idênticos por parte de terceiros, o registro de sua marca permite que você licencie o uso ou ceda o registro de sua marca mediante remuneração.
Você também fica protegido da possibilidade de ser obrigado a mudar sua marca ou suspender sua utilização, além de garantir credibilidade perante o mercado. O uso da marca registrada facilita ainda a fidelização da clientela ao servir de referência, sendo que o uso de um signo exclusivo garante atratividade e investimentos efetivos em publicidade e marketing.
E finalmente, o registro garante o direito de obter indenização pela utilização indevida de sua marca e incluí o valor de sua marca em seu capital social.
Fale com um especialista!