INVENÇÕES BRASILEIRAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

INVENÇÕES BRASILEIRAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Invenções brasileiras que fazem a diferença

Alguns brasileiros são responsáveis por invenções que foram ponto de partida para algumas das tecnologias às quais temos acesso hoje em dia e são de grande importância para o avanço e desenvolvimento da sociedade. Neste post, nós separamos 5 invenções que já fazem parte do nosso cotidiano.

URNA ELETRÔNICA

Em 1989, na cidade de Brusque, Carlos Prudência inventou a urna eletrônica, um grande marco de avanço nas eleições no Brasil. O seu período de teste iniciou-se alguns anos depois, em 1996, em 57 municípios. A partir disso, passou a ser oficial em todas as eleições. A invenção da urna eletrônica trouxe muita praticidade para a contagem de votos.

IDENTIFICADOR DE CHAMADAS

Se hoje conseguimos identificar o número de quem está tentando entrar em contato com a gente, é graças ao funcionário da estatal Telebrasília Nélio José Nicolai, que foi responsável pela criação de uma máquina capaz de identificar o número dos telefones nas ligações recebidas. Conhecido inicialmente como “Bina”, o invento recebeu esse nome por, na verdade, tratar-se de uma sigla para “B identifica número A”.

Um fato curioso na história dessa invenção é que, apesar de reconhecido como o inventor, Nélio não conseguiu registrar a patente, portanto não recebeu nada pela invenção do identificador de chamadas. Além disso, Nicolai alega que não autorizou a adaptação da sua tecnologia para uso em celulares.

RELÓGIO DE PULSO

Todos nós utilizamos e conhecemos o relógio de pulso, essa invenção foi resultado de uma necessidade sentida por Santos Dumont, ao realizar manobras no aeroplano 14- bis (seu outro invento). Isto porque, ao manobrar o aeroplano, não conseguia utilizar o relógio de bolso, assim, Santo Dumont planejou uma forma de ver as horas para que não tivesse a necessidade de tirar o braço da posição, e assim ele criou uma nova versão do relógio, conhecida como relógio de pulso.

RADIOGRAFIA

Por muitos anos Manuel de Abreu pesquisou uma forma de conseguir radiografar órgãos do corpo humano. Após muito trabalho, em 1936, o brasileiro obteve resultados em suas pesquisas, criando um sistema que, por meio de chapas radiográficas, forneceria essas “imagens”. Esse invento representa um marco no avanço de diagnósticos de algumas doenças e, como prova disso, Manuel de Abreu recebeu cinco indicações ao Prêmio Nobel.

 

Gostou da leitura sobre as invenções brasileiras que fazem a diferença? compartilhe!

Entre em contato conosco e saiba mais como proteger sua marca.

Nos acompanhe em nossas nossas redes sociais Instagram Facebook.

 

Fonte

Revista Galileu 

Memoria EBC

Tec Mundo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.