O valor da marca de uma empresa é um bem intangível, ou seja, incorpóreo, que não pode ser tocado ou visto; mesmo assim podemos estipular o valor de uma marca comercial a partir da percepção do público e de sua aceitação – ou não – no mercado.
As marcas mais valorizadas do mundo são aquelas que vêm à cabeça como referência do ramo: Apple, na tecnologia; Coca-cola, nos refrigerantes; Toyota, nos veículos; etc.
Podemos entender melhor o que se lidarmos com o termo como algo literal, a imagem que literalmente fica marcada na cabeça de um possível consumidor sobre uma empresa, produto ou serviço.
Quando a marca influencia o consumidor a comprar algo, significa que seu valor de mercado está em alta porque o produto obteve um desempenho positivo na opinião popular durante o tempo em que esteve no mercado. Algumas das situações observadas em clientes que agregam valor à marca são: fidelidade, consciência sobre o nicho que a marca abrange (Samsung para produtos eletroeletrônicos, por exemplo) e nomes e símbolos que remetam à marca.
As estratégias de marketing empresarial se beneficiam dessas situações. A gestão de marca atualmente visa manter a marca em evidência, seguindo uma identidade forte, definida e consistente para as ações que a mesma promove em âmbito comercial e social.
Lembrando que quanto mais consolidado o valor da marca, maiores os resultados financeiros referentes a ela, pois são situações atreladas uma à outra.
O registro de marca é o primeiro passo para construir seu valor, pois determina sua estabilidade jurídica. A partir daí, criar um relacionamento positivo com o público construir a imagem correta para atrair clientes ou promover o serviço proposto alavanca o valor de mercado.
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